domingo, 24 de julho de 2016

Sexo na adolescência e suas consequências

 Alunos: Brenda da Silva , Aline Freitas , Iara Silva , Marine Cristina , Marcos Murilo e Janicleide

Sexo na adolescência e suas consequências 

    A cada dia que vemos os jovens iniciam sua vida sexual cedo demais, sem nenhum preparo ou cuidado que pode gerar conseqüências para a vida toda. De certa forma essa falta de preparo vem da falta de informação que ambos não recebem dos pais principalmente,da escola ou ate mesmo do grupo de amigos . Muitos pais alegam de não tratar sobre esse assunto com os filhos pois vão estar “empurrando” o filho(a) para fazer tal coisa , ou por falta de jeito de falar sobre sexualidade.                                                   
    Os jovens praticam tal ato sem saber das conseqüências que virão , são só levados pelo impulso de fazer , sem nenhum cuidado tanto fisco , quanto emocional que podem haver danos irreparáveis , como a perca de uma juventude sem preocupações , em muitos casos o cancelamento dos estudos  , uma repressão familiar  que pode causa também a conclusão de uma atitude impensada como fugir de casa , um aborto que também podem causar danos na via da pessoa , porem os problemas não acabam por ai tem também os DST´s (Doenças sexualmente transmissíveis) , que podem ocorrer no momento que vocês costumam dizer ser o melhor da vida de ambos , mas que podem ocasionar mortes de muitos despreparados , são em horas como essas que a falta de dialogo com os pais faz falta pois não foi alertado de tais cuidados que deveram tomar para prevenir essas doenças.

    A juventude atual não sabe um terço das doenças que uma relação sem proteção pode causar , entre elas estão : gonorréia , sífilis , candeloma, candidiase , corvo mole , tricomoise , herpes genital , candiloma , candidiase , clamídia , entre outros que se não for cuidado logo pode gerar diversos problemas que a falta de proteção pode causar , um dos outros problemas e uma gravidez indesejada  na adolescência interrompendo muito dos sonhos que esses jovens tinham , uma das causas dessa gravidez precoce e a falta de informação , de experiência , ou ate mesmo de uma conversa para quebrar o tabus sobre o assunto se ambos tivessem mais conhecimento sobre esse assunto e tudo isso seria evitado e conseqüentemente quem ira sofrer as conseqüências será a própria pessoa ou ate mesmo a criança que foi gerada que não tem culpa de nada , que na maioria das vezes nem chegam a nascer pois são abortadas da barriga das mães de forma cruel e desumana e se chegam a nascer são largadas em qualquer lata de lixo nas ruas.

    Para que tal ato não seja realizado de forma tão desumana  a varias formas de prevenção como : uso de camisinhas , pílulas anticoncepcionais , diafragma , preservativos naturais(porem esses preservativos não irão lhe proteger de algum DST´s ) , de limites entre você e seu parceiro , seria apropriado fazerem testes para saber se ambos estão infectados e se caso estiver com alguma doença a honestidade vem em primeiro lugar , se manter informado sobre sua saúde através de consultas freqüentes ao medico , não ingerir ou usar drogas ou bebidas alcoólicas antes de qualquer relação.    

   “E sempre um choque , pai e mãe consideram a filha ainda uma menina que a pouco tempo deixou de brincar de boneca e também estão aprendendo a lidar com sua adolescência , acima de tudo os pais acabam aceitado o fato. A parece que as mães tem mais facilidade para enfrenta a situação talvez porque também tenham engravidado na adolescência . Na verdade , mais ou menos metade das mães passou por essa experiência o que torna o problema menos complicado de se lidar : “Minha mãe tinha 13 ou 14 anos quando eu nasci , por isso não vai pode falar nada”. Para  o pai o choque e maior , mais ele também acaba se habituando com  ideia”- diz a psicóloga Adriana Almeida sobre uma gravidez na adolescência.

    Muitos pais ao saber da gravidez ou se o filho(a) esta infectado com alguma doença (DST´s) , a reação varia muito de família para família , porem o apoio e não preconceito tem que vim primeiro , pai e mãe o apoio deles são primordiais para seguir enfrentado o caminho e os preconceitos que viram , para que tal ato não seja repetido novamente com a própria pessoa e para servir de exemplo para outros.

   A prevenção é o primeiro passo para poder iniciar uma vida sexualmente responsável, para poder prevenir tais danos na vida de uma pessoa que pode gerar conseqüências para uma vida todo, só por ser imatura e inexperiente.




Um comentário:

  1. -Precisam ter cuidado com a escrita correta das palavra.
    -Muitas palavras com problemas de acentuação.
    -Precisa ter mais atenção com a organização textual: introdução, desenvolvimento e conclusão.

    ResponderExcluir