sexta-feira, 15 de julho de 2016

Discriminação Racial no Mercado de Trabalho no Brasil

   Discriminação Racial é um acontecimento que desde o inicio da história mundial vemos com muita frequência, ao longo da história brasileira não diferente das ou civilizações mundiais a etnia negra só teve valor de escravo no mercado de trabalho , eles sempre sofreram e não tinham direitos para falar nem reivindicar nada. 
  A medida que o tempo passa rompe-se essa ideia de servidão, que até o inicio da sociedade capitalista o homem negro era servo, e no que se refere a trabalhador escravo negro começa o chamado desemprego estrutural onde 7 mil habitantes negros ficaram a procura de trabalho. A falta de qualificação dos negros os deixou muito despreparados e com o fim da escravidão, o negro passou a disputar o mercado de trabalho, e o resultado é que os negros recebem salários bem inferiores aos salários das pessoas de pele clara, o Brasil tem a segunda maior população negra do mundo.
  Discriminação vem acontecendo muito frequente em nosso dia-a-dia e isso nos permite que venhamos refletir, pessoas de pele negra também são iguai a pessoas de pele branca, elas são negras apenas por fora, mas por dentro somos todos iguais, hoje em dia é comum presenciarmos profissionais dos mais altos cargos do mercado de trabalho do nosso pais com apenas um biotipo: geralmente essas pessoas são de pele clara. Infelizmente essa é uma triste realidade embora estejamos bem avançados na corrente do tempo em determinadas raças, como a raça negra venha cada vez mais se sobressaindo com relação à qualificação e intelectualidade. Segundo dados, isso se dá porque ha menor  acesso da população negra à educação, mas isso não justifica a inferioridade salarial mesmo nos cargos menores. Hoje as ocupações mais modestas e que pagam menos são exercidas por negros e pardos, o agravante principal dessa situação é o fato de que mesmo os trabalhos de baixa renda os negros e pardos recebem menos que os brancos.

                     
    

                                                      Componentes: Vitória Élen de Santana,                                                                                      Matheus Melo e    Jemima Moura.  


Referências:
  • http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/sociais-aplicadas/ciencias-sociais/discriminacao-racial-e-o-mercado-de-trabalho/
  • http://www.espacoacademico.com.br/033/33csantos.htm
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402004000200003

Um comentário: